O Nadador-salvador

ng6583103

Quando um nadador-salvador tem de salvar uma vítima, terá de zelar pela vida da vítima mas, também, pela sua própria segurança. Caso contrário, corre o risco de em vez de uma vida perderem-se duas (vítima e salvador). É para isso que servem as boias de salvação. O nadador-salvador lança a boia, evitando o risco do afogado se agarrar a ele de tal forma que lhe prende os movimentos e acabam, ambos, por ficar numa situação complicada.

Também muitas vezes na vida somos chamados a “socorrer” outras pessoas. E também nestas situações, tal como acontece com o nadador-salvador, há que zelar pela própria segurança, senão corremos o risco de passar de “socorrista” a “vítima”. Pode-se aqui, de certa forma falar de um egoísmo altruísta em que, ao pensar em nós próprios estamos, também, a pensar no bem-estar dos outros.

Imagine-se um familiar que tem de cuidar de outro familiar. Muitas vezes parece que não se deve olhar a meios para cuidar do bem-estar da família – e na realidade estamos geneticamente programados para isso – mas se não forem tomados os devidos cuidados, corre-se também o risco de que vai ajudar ficar a necessitar de ajuda, por via do desgaste e da exaustão. E depois como vai poder ajudar quem necessita de si?

Quantas vezes, em consultório as pessoas referem estar exaustas. Dão o que podem e o que não podem para ajudar os que estão mais próximos e de deles necessitam. E sentem-se mal (egoístas) quando não conseguem ajudar mais, por desgaste ou exaustão. Pois bem, se quer ajudar tem de pensar também em si. Porque tal como o nadador-salvador, senão tiver cuidado também se pode “afogar”. Passar de “socorrista” a “vítima” e aí já não pode ser útil a quem de si precisa. Cuide de si, mais do que não seja, para poder também cuidar dos outros

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s