Todos nós já ouvimos falar da história da avestruz que, supostamente, em algumas situações, escondem a sua cabeça debaixo da terra. Com a cabeça debaixo da terra, a avestruz procura ignorar os seus problemas. Mas será que os problemas a ignoram a ela? E no seu caso? Que atitude adota quando surge um problema? Finge que não se passa nada ou tenta resolvê-los?
Esconder-se ou evitar pensar nos problemas pode parecer, à primeira vista, mais fácil ou vantajoso. Mas a verdade é que esta atitude em nada contribui para a resolução dos problemas. Mais tarde ou mais cedo terá de se confrontar com os mesmos e a realidade é que eles lá estarão.. à sua espera ou pelo menos à espera que os resolva.
Mais saudável será aceitar os factos como eles são e tomar as medidas julgadas convenientes para ultrapassar e resolver a situação.
Curiosidade: Apesar de, acordo com os zoólogos, a ideia de que as avestruzes escondem a cabeça debaixo de chão não passar de uma lenda, já que na realidade elas encostam o pescoço e a cabeça no chão, mas não chegam a metê-la em buracos, este mito revela-se como uma metáfora importante para compreendermos que não serve de nada ignorar os problemas, já que na realidade, até os enfrentarmos – até os resolvermos – eles continuarão lá.