Que nome dá a sociedade a um homem com várias parceiras sexuais?

as-ninfas-de-diana-perseguidas-pelos-satiros-rubens-1638-40-paganismo-bruxas-satiros-gregos-imorais-imApesar dos inúmeros esforços sociais, as diferenças de género continuam a ser enormes. As justificações são várias, começando, desde logo, pelas razões biológicas e ontogenéticas. Em termos biológicos e com vista à preservação da espécie, os machos são geneticamente programados para fertilizar o maior número de fêmeas. Já as fêmeas estão geneticamente programadas para escolher o macho que possa dar melhores garantias às suas crias.

Por mais estranho que possa parecer, mesmo na espécie humana, supostamente dotada de racionalidade, muitos dos critérios patentes da escolha de um parceiro(a) parecem estar subjacentes a estas questões mais biológicas e genéticas.

Façamos um breve exercício de reflexão. Certamente não terão dificuldade em encontrar um nome feio para uma mulher promíscua que tem vários parceiros sexuais. É mesmo esse que estão a pensar, começa por P. Mas que nome se dará se o promíscuo for o homem? Consigo pensar em alguns, mas não com a carga pejorativa que tem o caso feminino. Provavelmente todos se lembraram de um (esse mesmo, o começado por C). Mas, curiosamente, esse não é o homem que tem várias mulheres, mas sim o companheiro da mulher que tem vários homens!

Qual a significação psicológica e social desta realidade? Aparentemente, a sociedade critica a mulher promiscua e o companheiro que aceita tal comportamento. No entanto parece aceitar com alguma naturalidade que um homem tenha várias parceiras sexuais. Apesar dos esforços que tem havido para a igualdade de géneros (e dos avanços que têm sido conseguidos) há questões sociais e culturais que, por estarem também embebidas numa matriz biológica, parecem resistir à mudança. Talvez valha a pena pensar nisto, sobretudo se quisermos continuar a dizer que o Homem é um animal racional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s