Beijar os filhos na boca

naom_54f041ea2c04e

O carinho entre pais e filhos é algo natural e positivo. Nascemos geneticamente programados para gostar dos nossos pais e, posteriormente, dos nossos filhos. Mas às vezes este não mede limites, nomeadamente na forma em que é demonstrado, o que pode trazer consequências para o bem-estar físico e psicológico das crianças.

Infelizmente é algo frequente vermos pais (ou mães) a beijar os seus filhos na boca, com a desculpa que gostam muito deles e que “não há maldade” nem faz mal nenhum nesse gesto. Antes assim fosse, pois na realidade esse gesto, acredito que muitas das vezes até ingénuo, acaba, algumas vezes, por poder trazer consequências físicas como psicológicas.

De um ponto de vista físico, o contato com a boca e a saliva de um adulto pode transmitir bactérias, vírus, micoses e outras doenças inoportunas para a criança, cuja imunidade ainda se encontra em desenvolvimento. Da mesma forma que não é recomendado usar os mesmos talheres dos bebês nas refeições ou soprar a comida muito perto, também o beijo na boca não é indicado por ser um transmissor de doenças. Na foto abaixo pode ver o que este “gesto inocente” causou a este bebé.

bebe-com-herpes

De um ponto de vista psicológico, este gesto, tantas vezes considerado inofensivo, acaba por trazer algumas confusões quer no que se refere aos limites quer à natureza do próprio amor transmitido pelos pais. Beijar na boca é algo típico de casais enamorados. O amor de pai é qualitativa e quantitativamente diferente do amor que ocorre entre os casais. Quer ser o mãe/pai ou a/o namorada/o do seu filho?

Não precisa beijar o seu filho na boca para demonstrar o quanto gosta dele! Revele antes esse sentimento nas suas atitudes dia-a-dia. Até porque, vejamos, por si só, um beijo não significa nada (inclusivamente, segundo a Bíblia, foi com um beijo que Judas traiu Jesus). Talvez valha a pena pensar nisto…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s