Mais amor e menos presentes

separando-brinquedos-2A sociedade atual imprime um ritmo estonteante que afeta a realidade quotidiana de muitas famílias. O tempo é um recurso escasso e nem sempre os pais conseguem dispor do tempo necessário para partilhar com os seus filhos.

Acontece, no entanto, que cada vez mais assistimos a uma tentativa de trocar o amor, o verdadeiro prazer da companhia e dos afetos, por presentes, bens materiais, na esperança de poder assim “compensar” esta ausência/insuficiência. Mas de que serve ter o último modelo de consola de jogos, se não há o mais importante?

Imagine que vai a uma loja e tenta pagar as suas compras com a sua peça de vestuário mais cara/favorita. Será espectável que o comerciante aceite? Haverá alguma equivalência direta? Não? Então porque acha que os presentes compensam a sua ausência ou a falta de amor dos pais?

Acresce que para além desta troca confundir a realidade, como se diz na gíria popular “confundir alhos com bugalhos”, tem ainda um efeito nefasto adicional: É que se é verdade que “muitos rebuçados fazem mal aos dentes”, um excesso de presentes altera também os valores podendo ter implicações profundas no equilíbrio e bem-estar das crianças.

Infelizmente, por detrás de muitas das vicissitudes da sociedade atual, daquelas situações que ouvimos regularmente falar nos noticiários, estão, muitas das vezes, casos em que as crianças não foram devidamente educadas, seja por uma falta de recursos (nomeadamente o tal amor) seja por uma má gestão destes. Talvez valha a pena pensar nisto… antes que seja tarde demais…

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s