Pókemon Go: Gambuzinos dos tempos modernos

Pokemon GoHá uns bons anos, os adultos falavam às crianças de Gambuzinos. Entidades míticas (e sem substrato real) que eram caçadas das mais diversas formas. Hoje em dia, parece que a tecnologia se encarregou de trazer uma realidade diferente – os Pokémons.

Acontece que, ao contrário dos Gambuzinos que, apesar de citados, nunca foram avistados, parece que os Pokémons existem… mas só aos olhos de alguns… daqueles que têm uns visores especiais e uma tecnologia instalada. Se alguém perguntasse a uma criança dos velhos tempos se já alguma vez viu um gambuzino, a resposta só poderia ser uma – não! E por isso surgia como natural a descoberta de que os Gambuzinos não existem. Mas parece que agora, se fizermos a mesma pergunta acerca dos Pokémons, a resposta será outra, não obstante eles só existirem no imaginário e no mundo virtual.

Enquanto ferramenta criativa parece interessante para o imaginário infantil. Todos sabemos quão importante é o jogo do “faz de conta” para o desenvolvimento de qualquer criança. Mas não estaremos muito próximo de quebrar a barreira e o contacto com a realidade? Afinal, não é essa uma das características fundamentais dos estados psicóticos? Talvez valha a pena pensar nisso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s